Durante o horário de aula do professor Francisco Santos (segunda-feira, 23 de maio de 2011) da turma 105.1 de Odontologia da Faculdade Leão Sampaio, fomos levados a visitar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE unidade Juazeiro do Norte. Esta é uma instituição filantrópica (que é mantida através de doações), é parceira do SUS e existe há 40 anos. Atua no Ceará através das estruturas clínica-escolas presentes em Juazeiro do Norte, Sobral e Fortaleza.
Neste dia, foi nos apresentado um ambiente totalmente inimaginável. Fomos surpreendidos com a alegria contagiante do local. Na APAE existe a parte escolar, no período manha e tarde, que assiste o público infantil, juvenil, adulto e idoso. E também a parte da clínica, que diferentemente da escola onde a assistência começa aos cinco anos de idade, atende desde o nascimento. Na instituição, atuam diversos profissionais dentre as áreas de:
· Fisioterapia
· Fonoaudiologia
· Psicologia
· Assistência Social
· Psicopedagogia
· Psiquiatria
· Geneticista
Estes, com destaque para os assistentes sociais, trabalham com a conscientização dos pais, parentes e amigos dos alunos no respeito as suas limitações e, em alguns casos, tentando vencer o preconceito que parte primeiramente da família.
No ambiente, além de escola e clínica, encontramos também a manifestação da arte que nos foi introduzido primeiramente através de uma apresentação de dança pelos alunos e pacientes. Eles nos mostraram toda suas desenvolturas e habilidades no meio de diversas coreografias e passos difíceis.
Além da dança, existem varias outras oficinas. Dentre estas se destacam:
· Brinquedoteca
· Piscinas
· Salas de Aula
· Oficinas:
o Teatro
o Argila
o Biscuit
o Música
o Pintura
Em meio a tantas dificuldades (por ser mantida por doações e não atender à toda demanda da região), fiquei admirada pelo belo trabalho que profissionais e voluntários exercem na associação. Foi uma experiência maravilhosa e encantadora. Pretendo repeti-la em breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário